Dicas de Vinho





















http://www.academiadovinho.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vinho

http://www.vinhosevinhos.com/





Em alguns restaurantes das maiores cidades é possível encontrar carta (vinhos). Isso é apenas o nome com que se pode chamar o cardápio que mostra apenas esse setor de bebidas. Alguns sites mostram a quantidade de opções de vinhos que se pode encontrar em alguma dessas, porém, somente nos restaurantes é possível experimentar a bebida para saber se realmente ela está de acordo com a comida que foi servida e até mesmo de acordo com o gosto de todas as pessoas que estão à mesa.
























Como combinar queijos e vinhos

Combinações de alguns dos principais queijos com opções de vinho:

BRIE
Características: Origem França Aveludada casca branca produzida pela Pennicilium Candidun, massa branca e cremosa, após 20 dias de fabricação..
Como servir: Puro, com pães, em saladas, em recheios e acompanhamentos de carnes. Acompanhado de vinho branco Chardonnay, para brie jovem, ou tinto Shiraz, para brie maduro (mais de 30 dias).

EMMENTAL
Características: Origem Suíça. Massa amarelo claro, textura macia, grandes olhaduras e sabor adocicado. Formas grandes de até 100 quilos
Como servir: Puro, em fondues, sanduíches ou pratos para gratinar. Vai bem com vinhos tintos Pinot Noir e Cabernet Sauvignon.

GORGONZOLA
Características: Massa cremosa ou quebradiça, sabor pungente ligeiramente salgado, veios azulados da maturação por Pennicilium Roquerforti.
Como servir: Puro, sopas, pizzas e em molhos e vinho tinto encorpado do tipo San Giovese.

GRUYÈRE
Características: Origem Suíça, textura macia, massa amarela clara, olhaduras (buracos típicos dos queijos suíços)e sabor adocicado. Formas grandes.
Como servir: Na tábua de queijos, em foundues, em quiches e pratos gratinados e em sanduíches frios, fatiado. Casa-se bem com vinho tinto Shirar ou um moscato.

PARMESÃO
Características: Textura firme e granulosa, sabor caracteristicamente picante e ligeiramente salgado.
Como servir: Puro, em saladas e carpaccio ou ralado sobre massas. Uma boa opção é ser escoltado por vinho tinto Cabernet Sauvignon.

CAMEMBERT
Características: Massa branca, cremosa, coberta por característica aveludada casca branca originada na maturação por Penicillium Candidum.
Como servir: Puro, com pães, pera ou maçã verde, em saladas, em recheios quentes.. Com vinho tinto Shiraz, se o camember for maduro (acima de 20 dias) ou um branco Chardonnay, se ele for jovem.

PROVOLONE
Características: Massa fechada amarelo clara, sabor defumado e ligeiramente picante.
Como servir: puro, assado ou à milanesa, combina com vinhos tintos Pinot Noir e San Giovese.

ROQUEFORT
Características: Feito de leite de ovelha, levemente cremoso e úmido, e com veios azul esverdeados da maturação por Penicillium Roqueforti.
Como servir: Com saladas, outros queijos e um vinho branco do tipo Semmilon Late Harvest, ou moscato.

http://www.dicasdevinhos.com.br/

Dicas para abrir um vinho


Um dos principais fatores é a temperatura que vai ser servido o vinho, para isto o principal é indentificá-lo primeiro, quanto a sua variedade, idade e coloração.

Cada vinho possui sua temperatura ideal, podendo variar de 6° para vinhos brancos jovens a 20° para tintos envelhecidos.

Outro detalhe importante que se deve levar em consideração, é quando o saca-rolhas penetra na rolha, não permitindo assim que o atravesse, pois acarretará no esfarelamento da rolha, que entrará em contato com vinho, criando uma grande dificuldade na avaliação do produto, principalmente quando se trata de vinhos antigos.

Com os vinhos armazenados a mais de três anos deve-se ter o cuidado de não agitar a garrafa, para não despertar os cristais sólidos no fundo da garrafa. Se estes cristais forem despertados, será necessário decantar o vinho. Este processo consiste em separar os resíduos do vinho, através de transferência do líquido para outro recipiente, assim deixando estes cristais no fundo da primeira garrafa.

Quando se abre o vinho, este deve ser consumido rapidamente, de preferência no mesmo dia, pois o vinho em contato com o ar, oxida, e começa a perder suas qualidades.




















Pesquisador

Minha lista de blogs